O Nassau Falco 360 conta com um alto nível de blindagem que não compromete o comportamento dinâmico do veículo em situações extremas. Algumas características técnicas do projeto:
  • Construção sobre chassis – Permite o aumento necessário de massa na cabine para qualquer tipo de blindagem proposta sem comprometer o veículo estruturalmente.
  • Comportamento dinâmico bom e seguro em asfalto. Além de contar com um motor potente, o Nassau Falco 360 possui sistema de tração integral e sob demanda nas 4 rodas. Isso permite que o sistema eletrônico do veículo distribua melhor a potência do motor sem que haja destracionamento das rodas, mesmo em situações críticas como aceleração extrema em saídas e contorno de curvas, garantindo agilidade e segurança. Vale ressaltar que o Nassau Falco 360 atende ao teste do Alce com êxito, mostrando ser um carro seguro para toques de direção agressiva. 
  • Comportamento dinâmico em uso Off-Road – O sistema de tração integral permite que o Nassau Falco 360 tenha grande capacidade de transpor obstáculos ou trechos de lama. Além de sua altura de rodagem, os ângulos de entrada e saída do veículo são elevados, o que possibilita a transposição de obstáculos com facilidade.
TESTE DE ACELERAÇÃO COM STALL

Tendo como referência carros de passeio com tração dianteira, que atingem entre 0,5 – 0,55 g, é perceptível a pequena diferença do pico de aceleração do Nassau Falco 360, que atinge 0,62 g no primeiro segundo durante a arrancada.
A aceleração atingida se deve principalmente pela capacidade que o sistema de tração integral tem de transferir toda a potência e o torque produzidos pelo motor, distribuindo a tração entre as 4 rodas de forma inteligente durante a arrancada.

TESTE DO SISTEMA DE FREIO A 100 KM/H

O Nassau Falco 360 conta com pinças e discos dianteiros redimensionados, o que reduz as chances de superaquecimento dos freios em situações de uso excessivo. Mesmo com toda a sua massa, o veículo percorre apenas 57 metros para realizar a frenagem completa de forma previsível e controlada, com o sistema ABS atuando perfeitamente, quando está a 100 Km/h. O pico de desaceleração atinge 0,89 g durante a manobra.

ACELERAÇÃO LATERAL
MÉDIA DE 0,76 g

TESTE DE ACELERAÇÃO LATERAL EM UM CÍRCULO DE 22 M

Apesar da blindagem, que contribui para um grande ganho de peso e eleva o centro de gravidade dos veículos, o Nassau Falco 360 atinge um excelente valor de aceleração lateral. Vale ressaltar que os pneus utilizados, de uso misto, comportam-se de forma adequada sem risco de “dobrarem” nesta situação, se utilizada a pressão recomendada pela Nassau.

Capacidade para desviar
de obstáculos com êxito

TESTE DO ALCE A 60 KM/H

Para avaliar o comportamento dinâmico do veículo em um desvio súbito no trajeto, o teste do Alce simula uma emergência na qual o motorista necessita desviar bruscamente de um obstáculo. Durante o teste, o comportamento do conjunto de direção/suspensão e a atuação do sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade do automóvel são avaliados.

É esperado que o veículo se comporte de forma previsível para o motorista, garantindo que ele não perca a aderência a ponto de invadir as delimitações impostas pelos cones na pista e anulando a tendência de tombamento. A velocidade mínima para que o veículo atenda à manobra é estipulada em 60 km/h.Veja o posicionamento dos cones na ilustração acima. Diversos veículos já falharam nesse tipo de teste, alguns deles com velocidades inferiores. No entanto, é comprovado que o Nassau Falco 360 é capaz de completar a manobra com êxito pleno em 60 km/h.

No gráfico abaixo, é possível ver que a manobra se inicia por volta dos 7 segundos e termina por volta dos 18 segundos. Nota-se também que há uma redução drástica na velocidade, causada pelo escorregamento dos pneus e, principalmente, pela atuação do sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade, fundamental para auxiliar o motorista na estabilidade do veículo durante a trajetória.

A percepção transmitida é que, mesmo sem o Controle Eletrônico de Estabilidade, o Nassau Falco 360 não tombaria, mas teria muita dificuldade para se manter entre os cones devido ao seu porte. Essa característica é benéfica para o comportamento do veículo caso haja alguma falha no sistema eletrônico. Afinal, espera-se que o automóvel “escorregue” em vez de tombar numa situação crítica.

Subindo e descendo
com eficiência

TESTE EM RAMPA DE TERRA COM INCLINAÇÃO DE 54% - 28º

Os testes de subida e descida foram feitos na rampa de terra mais íngreme do complexo do campo de provas, com inclinação de 28°, ou 54%. Tendo como referência um veículo de passeio dimensionado para transpor e se manter parado em rampas de asfalto seco de 30%, é possível notar que o Nassau Falco 360 completou o desafio com êxito! O veículo foi capaz de parar na descida sem nenhuma dificuldade.

Além disso, ele foi capaz de vencer a subida da mesma rampa na primeira marcha com tranquilidade. No gráfico ao lado, é possível visualizar que os porcentuais de inclinação ultrapassaram 54%, chegando a 66%. Isso mostra que, além de vencer uma inclinação de 54%, o Falco 360 estava acelerando e ganhando velocidade.

Uma vez que a rampa foi vencida com facilidade, o veículo encarou também escadas de terra e madeira, tanto subida quanto descida, sem dificuldades.

Avaliamos também o curso de suspensão e nivelamento no trecho de valas intercaladas.

O Nassau Falco 360 apresentou boa distribuição de peso entre os eixos. Em alguns momentos, 1 ou 2 pneus perderam contato com o solo, como esperado, mas o sistema de tração integral não encontrou dificuldade para superar essa situação, transpondo os obstáculos em velocidade constante.

Mesmo com porte e peso elevados, o Falco 360 é capaz de vencer diversos obstáculos sem dificuldades. Os pneus mistos de maior diâmetro foram fundamentais para aumentar o vão livre, os ângulos de entrada e saída e, principalmente, a aderência na terra e pedras, evitando que o veículo escorregasse ou perdesse o controle.

O Nassau Falco 360 entregou, tanto no asfalto quanto nos trechos Off-Road, um comportamento dinâmico acima do esperado para o porte e proposta do veículo. Mesmo com a grande massa da blindagem, as melhorias implementadas na suspensão, freios, pneus e motor foram responsáveis pelo alto desempenho, mostrando que está mais do que apto no uso severo. Acima de tudo, o veículo se mostrou seguro em situações extremas, mantendo controle e respostas impostas pelo motorista e com baixo risco de tombamento.

Felipe Hoffmann

FHB PERFORMANCE